2024/05/16

Marcha pela Liberdade e Ambiente

A liderar a Marcha estiveram os eco-representantes (Eco-escolas)

Marchar pela Liberdade!

Marchar pelo Ambiente!

Dia 30 de abril levamos à letraManifesto de abril, uma iniciativa integrada nas Comemorações dos 50 anos do 25 de abril fruto da grande articulação entre a Biblioteca Escolar / professores de EV-ET (2.º Ciclo), Ciências Naturais, Cidadania e projeto PES e Eco escolas. Para além disso, contou-se com a preciosa colaboração dos professores de Educação Física  / Educação Musical. Foi assim uma atividade muito VIVIDA

O Manifesto, texto elaborado pela Biblioteca, foi o mote para um acontecimento vibrante e fantástico na EB da Cruz de Pau, em que cerca de 700 alunos (turmas de 2.º e 3.º Ciclos), muitos professores e funcionários (assistentes operacionais e técnicos) realizaram uma marcha simbólica nas "ruas" da escola sede.

TODOS juntos marchámos no mesmo sentido e a uma só voz! 

A esta comunidade escolar e a este sentir juntou-se o poder local, ao contarmos com a  presença do sr. Presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, srs. vereadores Maria João Macau, Bruno Santos, Liliana Cunha e Joaquim Tavares e, também, o sr. Presidente da Junta de Freguesia da Amora, Nelson Ramos. 

Esta foi uma forma simples, mas poderosa e simbólica de defendermos e valorizarmos uma das grandes conquistas do 25 de abril, a Liberdade, evidenciando o quanto esta é importante e frágil (defender e respeitar) e, igualmente, alertarmos e sensibilizarmos para a urgência de preservar e defender o Ambiente para um planeta mais saudável e sustentável. 

Tem sido tempo de comemoramos abril e esta foi uma iniciativa que muito nos orgulhou. Ver a entrega dos alunos, de todas as turmas, e de muitos professores que nas aulas apoiaram a realização dos materiais de apoio (cravos, cartazes, t-shirt's, ...) para que tivéssemos uma  marcha colorida e apelativa. A marcha terminou no campo polidesportivo, ao som das músicas de abril, onde as turmas iam sendo organizadas em filas orientadas para fora da escola onde, no exterior, um público fiel (a nossa comunidade) nos seguia atentamente. 

Terminou com palavras de sensibilização e apreço pelas conquistas de abril e uma atitude sustentável e ecológica, assim como foi feito um sentido agradecimento pelo envolvimento empenhado e participação dos presentes. 

Um discurso da responsabilidade de uma representante da Biblioteca (profª Graça Henriques). 

Viver abril foi bom! 

Obrigada a TODOS!

A comunidade escolar esteve muito envolvida

No campo polidesportivo a Educação Musical encarregou-se da música ambiente

O grupo de Educação Física ajudou a organizar as filas no campo polidesportivo

A presença da CMS e JF

Sem comentários: