2024/05/01

Manifesto (Comemorações dos 50 anos de abril)

No âmbito da Marcha pela Liberdade e Ambiente a Biblioteca escreveu o Manifesto. Este foi divulgado junto da comunidade e tinha como grande objetivo sensibilizar para a realização e, sobretudo, o significado desta iniciativa inserida nas Comemorações dos 50 anos do 25 de abril e do Dia da Terra (22 de abril). 

O Manifesto foi lido e analisado por cada turma numa aula com o Diretor de Turma (2.º e 3.º Ciclos), a quem se agradece a colaboração! 

Este é o Manifesto!



Manifesto

Era uma vez um país… em que o verbo proibir sufocava, em muito, o verbo optar.

Optar, escolher… só vingariam, acordados com senhas musicais, a 25 de abril de 1974 - a “Revolução dos Cravos”, trazendo então para a vida nacional e gerações futuras a ansiada liberdade e democracia em Portugal.

Sendo um dos grandes acontecimentos-chave da História de Portugal e, sobretudo, pelo facto de comemorarmos este ano os 50 anos de abril para o qual o Agrupamento de Escolas Terras de Larus quer contribuir simbolicamente destacando o quanto este episódio é especial e significativo.

De um regime ditatorial marcado pela opressão, censura, perseguição e guerra, abril trouxe aos cidadãos o direito de escolher, a DEMOCRACIA e, nomeadamente, o direito à LIBERDADE, conquista que se manifesta nas grandes e pequenas coisas do dia-a-dia de todos nós.

Ao mesmo tempo que a celebramos, nestes 50 anos, confrontamo-nos com a sua evidente fragilidade e, por isso, importa sempre defender estes e muitos outros direitos, conquistas alcançadas com abril.

Pela razão que liberdade acarreta responsabilidade e, no contexto de comemoração dos “50 anos do 25 de abril” e do Dia Mundial da Terra (22 de abril) surge esta Marcha Pela Liberdade e pelo Ambiente na EB da Cruz de Pau. Esta realizar-se-á no dia 30 de abril (10h:20/11h:10) pela comunidade escolar.

Esta reconhece, simultaneamente, o direito à manifestação alcançado com a Revolução de abril como marco da liberdade e democracia em Portugal mas, também, a importância de defender e proteger o nosso planeta e a sua biodiversidade através da plena consciência ecológica e sustentável.

(Professora bibliotecária Graça H.)

Sem comentários: