2023/10/06

Skyscrapers + livro?

Matemática de 3º Ciclo fez um desafio à Biblioteca: com um um livro emprestado pode ir um skyscrapers? Não sabíamos o que era mas, aprendemos e aceitamos o desafio numa parceria que só podia sair vencedora. 

Assim, os alunos do 2º e 3º ciclos,  quando requisitam um livro são desafiados a levar um destes quebra-cabeças (já circula o nº 1 e nº2) e a pensar na melhor opção para completar o desafio. Depois é só mostrarem à professora de Matemática ou na Biblioteca. Boa!

Desafio nº2

Muitos e muitos...

Aqui fica a mensagem...

Sabias que …?

a ideia de colocar o skyscraper na última página do livro que requisitas na biblioteca vem de uma prática Japonesa que ocorreu no período 1603-1867, o chamado período Edo. Este período que se caracterizou pelo isolamento autoimposto do Japão em relação ao Ocidente conduziu a um desenvolvimento da Matemática independente da que ocorreu no mundo ocidental.

A Matemática tradicional Japonesa, no período Edo chama-se Wasen que é apoiada na Matemática chinesa e foi impulsionada por dois costumes: idai e sangaku.

E Idai diz respeito precisamente à colocação de problemas no fim dos livros e que constituíam um desafio para os leitores. E foi daqui que tirámos a nossa ideia!!!

Após a abertura ao Ocidente no período Meiji (1868-1912), o Japão voltou a abrir-se ao mundo e adotou a Matemática Ocidental, tendo a Matemática tradicional entrado em declínio, mesmo entre os matemáticos nipónicos.

A ideia que agora fomos buscar são “pedaços desta história esquecida”.

P.S. A ideia dos naperonzinhos  são da professora Margarida Bandeira que as utilizou para os seus alunos escreverem poesia!

Esmeraldina Aveiro

Sem comentários: