Matemática de 3º Ciclo fez um desafio à Biblioteca: com um um livro emprestado pode ir um skyscrapers? Não sabíamos o que era mas, aprendemos e aceitamos o desafio numa parceria que só podia sair vencedora.
Assim, os alunos do 2º e 3º ciclos, quando requisitam um livro são desafiados a levar um destes quebra-cabeças (já circula o nº 1 e nº2) e a pensar na melhor opção para completar o desafio. Depois é só mostrarem à professora de Matemática ou na Biblioteca. Boa!
![]() |
Desafio nº2 |
![]() |
Muitos e muitos... |
Aqui fica a mensagem...
Sabias que …?
a
ideia de colocar o skyscraper na última página do livro que requisitas na
biblioteca vem de uma prática Japonesa que ocorreu no período 1603-1867, o
chamado período Edo. Este período que se caracterizou pelo isolamento
autoimposto do Japão em relação ao Ocidente conduziu a um desenvolvimento da
Matemática independente da que ocorreu no mundo ocidental.
A
Matemática tradicional Japonesa, no período Edo chama-se Wasen que é apoiada na
Matemática chinesa e foi impulsionada por dois costumes: idai e sangaku.
E
Idai diz respeito precisamente à colocação de problemas no fim dos livros e que
constituíam um desafio para os leitores. E foi daqui que tirámos a nossa
ideia!!!
Após
a abertura ao Ocidente no período Meiji (1868-1912), o Japão voltou a abrir-se
ao mundo e adotou a Matemática Ocidental, tendo a Matemática tradicional
entrado em declínio, mesmo entre os matemáticos nipónicos.
A
ideia que agora fomos buscar são “pedaços desta história esquecida”.
P.S.
A ideia dos naperonzinhos são da
professora Margarida Bandeira que as utilizou para os seus alunos escreverem
poesia!
Esmeraldina Aveiro
Sem comentários:
Enviar um comentário