2022/12/12

Estação do Livro: era uma vez...

Era uma vez...

De um baú cheio da Estação do Livro para o concelho do Seixal saíram, entre 17/11 e 7/12, para o nosso Agrupamento 14 atividades oferecidas pela Biblioteca Municipal às Bibliotecas Escolares. Obrigada!

E o que tivemos? 

E o que vivemos? 

A riqueza das atividades, pela mão de animadores de excelência, trouxeram para as escolas básicas do AETL (Cruz de Pau e Quinta de Santo António - escolas com biblioteca; Quinta das Sementes e Foros de Amora) a promoção de variadas áreas que trabalharam a leitura, a escrita, a expressão dramática, a expressão musical, a filosofia, o debate, ... 

Envolveram 14 turmas, e vários professores/educadores no total, com cerca de 280 alunos de diferentes níveis de ensino.

EB da Cruz de Pau




"Versos de Cá Cá Rá Cá Cá" com Ângela Ribeiro trouxe aos alunos do 1º A o conto de histórias tradicionais aliados, habilmente, à expressão dramática e à música e o que muito animou o as crianças da EBQSE (professora Sandra Varandas). 

E se estas adoraram! Ouviram, participaram e dançaram. 


"Literacia da Igualdade" com Alfredo Leite do Mundo Brilhante desafiou a turma 9º C a sair da caixa. Efetivamente ao longo da sessão o psicólogo conduziu os alunos através de algumas imagens, para um problema que ainda suscita muita controvérsia e dúvida entre os jovens, a Literacia da Igualdade entre homens e mulheres. Os jovens participando ativamente nestas questões foram desmistificando este conceito, tornando mais claro nas suas cabeças. 

Os alunos adoraram e deu conversa para um debate em sala de aula.



"Uns quantos Prometeus" com Claúdio Pereira trouxe-nos o mundo dos deuses e heróis e da criação do mundo, numa animação de excelência em que dominou a teatralidade e a leitura. E a turma 8º D foi magnífica ao participar com tanto interesse e empenho. 

Foi muito bom ver alunos no dia seguinte à procura de livros sobre este tema trazido pelo Cláudio. Obrigada!


"Para que servem as perguntas" com Vânia Cruz desafiou os alunos do 7º B para  uma viagem pela filosofia, sendo levados a refletir e participar (forma individual e em grande grupo) na atividade habilmente conduzidos pela animadora. Perguntar é o quê afinal? E como se pergunta? E tudo é pergunta? E as respostas?

Os alunos precisam de momentos destes!


"Desigualdades" com Diana Silva levou a turma 5º D numa viagem pelos valores. Os alunos, através de exercícios de reflexão e participação, exploraram ideias sobre valores essenciais numa vivência de respeito, tolerância, solidariedade, amizade, ... 

Os alunos também precisam de vivências destas. Parabéns pelo seu empenho.

EB Quinta de Santo António

EB Foros de Amora 

EB Quinta das Sementes



"Escrita Criativa" com Andreia Salgueiro levou o 3A (EBQSA) a desafiar os seus dotes e construir frases e textos, puxando pela imaginação e criatividade dos alunos. Desafiante para os alunos que, no seu ritmo, corresponderam à atividade proposta. 

No final, uma teia das histórias ligou alunos, professores e animadora.



"A maior flor do mundo" com o Serviço Educativo (Sandra e Luísa) trouxe a escrita de José Saramago para junto das crianças do 3º B (EBQSA), numa atividade em que participaram magnificamente. As pétalas, elaboradas com mensagens poderosas sobre valores, fizeram a flor da turma a flor mais linda do mundo...e da nossa biblioteca. 

Parabéns por esta flor!



"A história da Pirá" com Marc Parshow (Qual Albatroz), em que este dinamizador esteve em duas escolas do Agrupamento com apresentações distintas. A primeira na escola do 1º Ciclo da QSA onde privilegiou a promoção da leitura através de um jogo e imagens. De seguida os alunos tiveram oportunidade de criarem a sua própria história através de imagens escolhidas por cada um deles. Deram asas à imaginação e eis que surgiu uma belíssima história para colocar no site da Qual Albatroz. Na segunda escola Foros de Amora os alunos ouviram a história da Pirá, saída de uma caixinha mágica e, no final, o dinamizador, que também é ilustrador, ensinou a desenhar uma Piranha e cantaram todos a canção da Pirá.

Foi sem dúvida uma manhã inesquecível para estes meninos.


"Transformar o Mundo, Um livro de cada vez" com Rita Sineiro. A contadora de histórias presenteou-nos com um saquinho cheio de histórias que foi desenrolando, como quem desfia um novelo... O silêncio imperou nas salas por onde passou a Rita (EBQSE e EBFA), porque a voz dela entrou nos nossos ouvido, como uma melodia de embalar e em cada história as personagens deram-nos uma lição de vida. 

Como foi bom ouvir a Rita, no final as crianças aplaudiram e abraçaram a Rita com carinho.




"Contos Tradicionais" com António Fontinha traz-nos sempre a garantia de momentos mesmo inesquecíveis. Com a mestria deste grande contador de histórias contaram-se histórias tradicionais transmitidas de forma oral junto das crianças das escolas (3ºA da EB FA e EB QSE). "Embalou" as turmas e os professores presentes, e nas duas escolas foi evidente a grande interesse e um bom nível de participação dos alunos.

Sem comentários: