2022/06/06

Escola a ler: Leitura Orientada em Sala de Aula (LOSA)

A Leitura Orientada em Sala de Aula, integrada no Plano 21|23 Escola+, tem o propósito de desenvolver a aprendizagem da leitura e da escrita, assim como a compreensão e capacidade leitora (fluência). Esta desenvolve-se no 1º e 2º Ciclos, em contexto de sala de aula (curricular) e, também, na parceria com as Bibliotecas Escolares e outros projetos do Agrupamento. 

Desta vez queremos saber: e o que tem a ver com o projeto "A voar com a leitura e a escrita" do nosso Agrupamento?

Este projeto está orientado para as turmas de 3.º ano de todas as escolas e desenvolve-se através do trabalho colaborativo entre os professores titulares e uma professora de 1º Ciclo (Sónia Marques), que integra a equipa das Bibliotecas Escolares. 
Têm sido exploradas várias obras e, neste momento, trabalha-se a obra de Guerra Junqueiro - "Contos para a Infância".


Os alunos têm se mostrado muito interessados e empenhados em todas as atividades dinamizadas, desde a leitura e exploração do livro através de estratégias diversificadas e motivadoras. Neste momento, encontram-se a trabalhar o primeiro conto do livro "Boa Sentença", que após exploração do texto, os alunos organizam e apresentam dramatizações com fantoches. Esta é mais uma ação de promoção diária de leitura e escrita.






Sem comentários: