2022/01/16

Leitura e escrita com o Diário de Escritas


Plano 21|23 (eixo "Ensinar e Aprender") - Diário de Escritas

A Biblioteca Escolar trouxe esta ação para as suas atividades, tendo dado início ao Diário de Escritas nas Oficinas aLer+ (trabalho personalizado com grupos de alunos no âmbito da promoção da leitura e escrita, realizadas na Biblioteca) e em algumas turmas de 7º e 8º anos (convidou os professores de Português a participar, sensibilizando os alunos através de  visitas à aula). Este é um caminho que se quer progressivo, conquistando mais alunos e professores.

Com esta iniciativa pretende-se desenvolver competências de leitura e de escrita, vinculando o percurso leitor do aluno a um objeto pessoal criando laços afetivos, através da construção do seu Diário de Escrita. Os alunos tornam-se assim "autores", pois escrevem críticas sobre os livros lidos, refletem sobre as suas leituras, ampliam o vocabulário, fazem correção linguística, partilham textos e opiniões, melhoram a comunicação, ...

O trabalho criativo de personalização de cada diário é incentivado, através da criatividade capa e do diário, com desenhos, fotografias, colagens, frases...Assim, cada Diário de Escrita é único!








Sem comentários: