2021/06/18

Kit READ ON promove a oralidade e a escrita criativa


projeto Read OnReading for Enjoyment, Achievement and Development of Young People é desenvolvido na União Europeia e em Portugal. Este conta  com o apoio do PNL 2027 e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). O READ ON tem como grandes objetivos:

- promover a leitura junto dos jovens (entre os 12 e os 19 anos).

- contar histórias.

- promover a leitura livre.

- fomentar a escrita criativa.

- impulsionar a troca de livros.

- promover o encontro com escritores, músicos, ilustradores...

A Biblioteca agarrou a oportunidade de oferta do KIT READ ON pelo promotor deste projeto em Portugal, o Agrupamento de Escolas Carlos Cargaté na Charneca da Caparica (Almada), e lançou esse desafio junto dos professores de Português e das turmas da escola sede (2.º e 3.º Ciclos). Os alunos exploraram os materiais do KIT READ ON, receberam alguns brindes  mas, em particular, trabalharam com o baralho de cartas "77 Palavras"

Espreita aqui o AE READ ON:

Biblioteca do AECG 

Os professores de Português "lançaram as cartas" às suas turmas, e continuam a fazê-lo, e os alunos  correspondem muito satisfatoriamente a estes  desafios dando asas à sua imaginação e criatividade. Nas aulas produziram muitos e variados textos escritos e, no Dia de Aulas ao Ar Livre, alguns foram desafiados a exercitar a oralidade fora da sala de aula e articulando com as tecnologias digitais. 

O impacto? 

Palavras dos alunos: "muito giro", "gostei muito", "treinámos a escrita", "faz-nos pensar", ...

Palavras dos professores: "gostaram muito", "reagiram muito bem", "foi divertido", "escreveram vários textos", ...

 





Dia de Aulas ao Ar Livre









Sala de aula

As turmas 5.º C e 5º D (profª Elsa Marques) inspiraram-se nas cartas e, ligando a escrita criativa com temas de História e Geografia de Portugal - os Descobrimentos, os alunos produziram textos cheios de imaginação e criatividade com os quais se produziu um belo livro digital. 

Parabéns a TODOS os alunos que trabalharam com o KIT READ ON!!

1 comentário:

João Paulo Proença disse...

Que Maravilha!

Bom trabalho