2017/04/25

A escritora Margarida Pogarell visita-nos

Acácia? 
Mimosa?
Planta?

Foi assim que começou a conversa...
No dia 19 de abril, pela ação da pscicóloga Maria Manuel e alguns professores da turma CEF, a Biblioteca recebeu a escritora Margarida Pogarell a propósito do seu mais recente livro - “Acácia e os Fantasminhas”. O livro, com ilustrações de Robert Pogarell, faz-nos viajar por um mundo onde dominam sentimentos como o amor,  a amizade e a solidariedade.


Este encontro foi dirigido para dois públicos diferenciados mas que se interligavam: a turma CEF - Acompanhamento de Criança e uma turma do 1.º Ciclo da EB Qtª de Stº António (2.º ano da professora Mónica Simões).  A partir da sua experiência como autora de livros infanto-juvenis, e deste em particular baseado na história real de uma menina, Acácia Oliveira, que sofre de paralisia cerebral, os alunos e professores presentes entraram no mundo dos personagens da história e dos valores que lhes estão presentes. Para isto também contribuíram as alunas da turma CEF que apresentaram de forma empenhada o retrato de cada um dos personagens da história.

Margarida Pogarell passou a todos uma mensagem determinda e forte de que a história de Acácia é um grande exemplo de uma jovem com necessidades especiais que procura no seu dia-a-dia ser mais feliz, mais realizada e mais integrada. Destacou assim que com este livro não só quer sensibilizar as crianças e jovens para exemplos destes, e nomeadamente de Acácia, mas que valorizem as "diferenças e semelhanças".


Sem comentários: