2016/10/18

Fórum RBE 20 anos: estive lá!

Dia 14 de outubro foi um dia para comemorar um aniversário a nível nacional: os 20 anos das Bibliotecas Escolares em Portugal. Foi um tempo para falar do passado, do presente e do futuro das Bibliotecas Escolares.
A iniciativa contou com um público numeroso, diversificado e muito interessado, público de diferentes idades e vivências. A participação dos professores foi numerosa mas houve também uma massa de alunos de diferentes níveis de ensino, que nos fizeram sentir que valia a pena comemorar e continuar a lutar por este projeto.
Diferentes oradores nacionais destacaram o papel dos fundadores do projeto do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, como Isabel Alçada,  o grande empenho e dedicação da primeira Coordenadora Nacional da RBE - Teresa Calçada (que acabou por ser homenageada), o reconhecimento  das Bibliotecas Escolares como centros de conhecimento motores de dinâmicas essenciais no trabalho das literacias, assim como o papel de cada elemento como é o caso do Coordenador Nacional Interconcelhio, dos colaboradores do Gabinete RBE e, no terreno, do Professor Bibliotecário. 
A mensagem da importância das Bibliotecas Escolares na formação dos alunos foi clara pelos diferentes intervenientes, desde o sr. Presidente da República, ao Secretário de Estado da Educação, à Coordenadora Nacional da RBE - Manuela Silva  e demais convidados que se fizeram ouvir. "Graúdos e miúdos" pois que houve espaço para ouvir os alunos e as  suas experiências sobre o ser leitor e o usar a Biblioteca numa conversa animada com Ricardo Araújo. 
Oradores internacionais de renome, como Ismail Serageldin Diretor da Biblioteca de Alexandria, e Alberto Manguel, reforçaram a missão das bibliotecas no mundo atual  e a convivência entre o livro e o digital enriquecendo-nos com as suas perspetivas e vivências.
Momentos musicais relaxaram o ambiente e reforçaram os elos que a todos unia, num dia longo mas cheio de otimismo, crença e emoções.

Momento alto do dia? Não um em especial, apenas a passagem sistemática da mensagem de que as Bibliotecas Escolares estão para ficar, são o "coração" das escolas e que vivem da articulação e colaboração com todos.

A professora bibliotecária
Graça Henriques

Sem comentários: