2016/10/28

Formação de utilizadores


Outubro mês da Biblioteca Escolar! A 3 de outubro iniciou-se a formação de utilizadores dada pela professora bibliotecária para todas as turmas de 5º ano e de 7º ano, anos iniciais de Ciclo. Esta formação, prestes a terminar, dividiu-se em 2 sessões para o  5º ano (14 aulas) e 1 sessão para o 7º ano (6 aulas) e tem ocorrido através da articulação com os professores de Formação Cívica. 
Com estas sessões tem-se procurado sensibilizar e evidenciar para as mais  do uso da Biblioteca (recursos, serviços, catálogo, apoio da equipa, articulação com as disciplinas, entre outros aspetos) e, no âmbito do Plano de desenvolvimento da literacia da informação, abordar questões relacionadas com a pesquisa, análise e tratamento da informação. 
Num clima construtivo, em que os alunos têm correspondido muito bem, estes têm sido convidados a refletir sobre os cuidados a ter no uso das tecnologias, na veracidade da informação (em diferentes recursos e, em especial, na net), na importância de se ser crítico em relação às fontes, de se respeitar os direitos de autor e evitar o "copiar e colar", assim como das vantagens do uso dos documentos (guiões) da Biblioteca que apoiam este processo (disponíveis no blogue/facebook e em papel na Biblioteca).
A Biblioteca assume que esta, para além da leitura, é uma das suas principais missões: a literacia da informação (saber pesquisar, avaliar e tratar a informação que consultas).

Estamos ao teu dispor!

Sem comentários: