2015/07/02

Projeto amostras para ler+



O projeto amostras para ler+ do Plano Nacional de Leitura foi introduzido no AE Terras de Larus no ano letivo de 2013/14 e para alunos do 2º Ciclo. Este ano letivo, inserido no projeto aLer+, foi experimentado também em turmas do 3º Ciclo.
O objetivo deste projeto foi desenvolver mais hábitos de leitura junto dos alunos. Assim, passou pela visita da professora bibliotecária às aulas de Português: no 2º Ciclo quinzenalmente e no 3º Ciclo mensalmente. Eram levados para a sala de aula sempre livros novos, adquiridos com a verba do projeto aLer+, mas variados de forma a respeitar leitores diferenciados


A leitura pessoal e autónoma é indispensável ao desenvolvimento pleno do indivíduo, mas só se torna uma realidade se o leitor encontrar nos livros motivos de interesse e envolvimento afetivo, que dependem da personalidade, das circunstâncias, das etapas de vida.  (...)
A par da habitual leitura orientada na sala de aula, é indispensável que os docentes estimulem sistematicamente a leitura autónoma, promovendo o contacto direto dos seus alunos com a maior diversidade possível de obras, para que cada um possa descobrir e aprofundar o seu percurso pessoal de leitura.
Projeto amostras para ler+/PNL 

Sem comentários: