2015/06/24

Poemas vencedores do Concurso de Poesia

2º Ciclo - 1º prémio

A família real por Vitória Valente do 5º F


Era uma vez um rei
Que tinha um cavalo,
Gostava mais do bicho do que
De qualquer vassalo.

Era uma vez uma rainha
Que tinha uma gata parva
O bicho de dia dormia
E à noite miava.

Havia também um príncipe
Que julgava ter um batalhão,
Fingia combater de manhã,
À tarde e ao serão.

A princesa, por seu lado,
Lá cuidava das coroas,
Cheias de pérolas e jóias
Todas elas muito boas.

Tão distinta família real
Vivia num castelo,
Como convém a um casal
De filha jovial e filho muito belo.

Ora vejam lá o que havia de acontecer
Ao rei e á rainha numa noite de trovoada:

A galope vai a gatinha no cavalo real,
Tu és meu e eu sou tua
Daqui até à lua.

3º Ciclo - 1º prémio

Medo do Escuro por Catarina Valada do 8º B


Tenho medo do Escuro,
Mas do escuro não tenho medo.
E de que escuro falo eu?
Vou-te contar, guardas o segredo?

Cientificamente falando,
O escuro é a falta de luz,
A falta de visão,
O apelo à ilusão.
É o aconchego que me seduz.
Tens medo dele?
Eu não.

Um dia escondi-me
Dentro do armário,
Acompanhada de mim mesma,
Naquele canto solitário.

O Escuro veio-me falar,
Munido de armas invencíveis.
Sussurou-me realidades terríveis,
Verdades inconcebíveis.
Até se cansar, ele não parou.
Mandei-o ao mar, mas ele voltou.

A Luz é pouca,
Tende a falhar.
Ele está dentro de mim,
O Escuro sem fim,
Não consigo controlar.

Desejo o escuro,
Temo a Avantesma.
Mas se o Escuro está em mim,
Terei eu medo de mim mesma?



Sem comentários: