2012/04/25

Os melhores leitores do nosso mundo - Comentários (março)

Título: A menina do mar

Autora: Sophia de Mello Breyner Andresen

Editora: Figueirinhas.

Resumo: era uma vez um rapaz que vivia numa casa de praia. Um dia quis ir brincar para as rochas onde encontrou a menina do mar, um polvo, um caranguejo e um peixe. O rapaz e a menina do mar ficaram muito amigos e combinaram encontrar-se todas as manhãs ali e o rapaz traria uma coisa da terra. A menina tinha muita curiosidade da terra e um dia combinaram que o rapaz traria um balde com água do mar e trazia a menina dentro do balde para ela ir ver a terra. O rei do mar, a Raia, soube do combinado e não gostou nada. A Raia proibiu-os, pois a sua melhor bailarina era a menina do mar. Mesmo assim eles tentaram, mas não valeu de nada, a Raia separou-os. Mais tarde, o rei do mar, fez uma festa e a menina do mar foi lá dançar, mas dançou muito mal, pois estava com saudades e triste. A Raia apercebeu-se e voltou a juntá-los.

Comentário: adorei este livro, porque é uma história divertida, cheia de curiosidades e, além disso, adoro os textos da autora Sopfia de Mello Breyner Andresen. Os livros desta autora, tal como este, são simples e bastante divertidos. Recomendo este livro a pessoas de todas as idades

Leonor Serôdio 7º E


Autor: Manuel da Fonseca
Título: O Fogo e as Cinzas

Resumo: O Fogo e as Cinzas é um livro de contos da autoria de Manuel da Fonseca, publicado em 1951. Talvez um dos principais contos desse livro seja “O Fogo e as Cinzas”, que lhe deu o nome.
Todas estas pequenas histórias nos levam para um tempo em que a mulher era a dona de casa, os homens trabalhavam durante todo o dia nos campos e à noite enfiavam-se nas tabernas e nos cafés. Um tempo onde o largo de todas as povoações era o ponto de encontro para amigos e conhecidos, onde se partilhavam ideias, conhecimentos e notícias. Um período em que finalmente chegou a telefonia àquela distante aldeia do Baixo Alentejo, e tudo mudou. Foi o início de uma nova época, em que o mundo estava em guerra, e a sociedade em mudança.

A solidão alentejana foi trocada pelas notícias em tempo-real. As tabernas foram trocadas pelo Fado. Os ceifeiros já não recolhiam a casa depois do trabalho. Em vez disso falavam de roda da telefonia e assunto não faltava! As gentes já não viviam no largo, mas afastavam-se deles.

Comentário: penso que é um livro interessante e invulgar. Tem alguns termos arcaicos que acrescentam alguma dificuldade de interpretação pelo que é necessário concentração para o ler se for um leitor mais jovem. É uma ótima leitura para quem quer quebrar a rotina de policiais e romances, e optar para um ou dois contos alentejanos do inicio do século passado.
Miguel Morgado  8º D




Título: Uma Aventura na Amazónia
Autoras: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada


Editora: Caminho


Resumo: a mãe das gémeas chega a casa e chama-as. Estava bastante entusiasmada, pois ia à Amazónia e levava as filhas com ela, mas antes de irem surgiu-lhes um problema. Elas também queriam levar os seus amigos. Depois deste problema estar resolvido lá foram todos para a Amazónia. Quando estavam na Amazória, descansados e relaxados, sem se aperceberem já estavam noutra aventura. Nessa aventura há raptos, receio, índios, quadrilhas muito más  que por vezes caçam animais, tristeza…O  grupo, Teresa, Luísa, Pedro, Chico e João descobrem tudo, as quadrilhas são presas e os raptados salvos.
Comentário:  gostei muito deste livro, pois contém muita emoção, entusiasmo e a descoberta do desconhecido. Além disso gosto muito dos livros de Uma Aventura, porque são sempre diferentes. Recomendo este livro a pessoas que que adoram aventuras.

Leonor Vaz Lopes Serôdio 7ºE



Autora: Maria Teresa Maria Gonzalez
Título: A lua de Joana

Editora: Babel


Resumo: o livro de que vou falar chama-se a “A Lua de Joana”.


“A Lua de Joana”, é uma espécie de diário, pois a personagem principal escreve todos os dias para Marta, como se ela estivesse viva, o que faz com que as cartas diárias ou quase diárias sirvam de diário e de desabafo sobre o seu dia.
Marta era uma grande amiga de Joana que envergou pelo mundo da droga, e que mais  tarde acabou por morrer de overdose, uma morte de que Joana tem bastante dificuldade em compreender e aceitar.
Nessas cartas Joana relata que os seus pais sofrem muito com a sua partida e que se vão separar e que desde a sua morte o seu irmão mais velho está diferente muito reservado,  revoltado e anda com más companhias. Certo dia Joana vai ter com Diogo para falar acerca da morte da irmã e acabam por se envolver, mas que com o passar dos tempos ele começa a desprezar Joana e o comportamento dela torna-se diferente cada vez mais.
A última carta que Joana escreve a amiga relata um sonho que ter e estar a subir as escadarias do seu onde alguém lhe estende a mão e os dois seres fundem –se num só.

Comentário: recomendo este livro a todos para que vejamos riscos do mundo da droga e também porque é um livro interessante.

Daniel Santos  8º D

Sem comentários: