2017/09/20

Ser leitor! Receção aos alunos e famílias

As férias terminaram!
As aulas começaram!
Viva o novo ano escolar!
Dia 13 de setembro foi o dia da chamada receção aos alunos

A Escola recebeu os alunos.
A Biblioteca abriu as suas portas a todas as turmas de 5º ano, acompanhadas dos pais e famílias, constituídas por alunos novos que vão frequentar pela primeira vez a nossa Escola. 

Que mensagem passou a Biblioteca aos alunos e famílias?
A Biblioteca Escolar é um serviço existente na Escola e no Agrupamento que apoia as aprendizagens dos alunos no seu percurso escolar mas também nos seus tempos livres.  
Partindo do mote “ler é fixe” a Biblioteca falou da importância da leitura na escola e em casa, a alunos e famílias, sensibilizando para criar novos leitores e para reforçar os hábitos de leitura de quem já lê regularmente. A Biblioteca quer também apoiar os alunos na elaboração dos trabalhos de pesquisa para as disciplinas, fomentar o gosto pela frequência do espaço e uso dos serviços que este local oferece, estimular a consulta dos ambientes digitais da biblioteca na Internet, etc.
Este encontro terminou com a leitura de um excerto do livro de Fátima Éffe -  “os livros que gostam de contar histórias”, momento que levou os alunos e famílias a viajar pelo mundo dos livros, da imaginação e da criatividade mas também do empenho, do respeito e da amizade já que os alunos foram convidados a serem os escritores de um livro “branquinho, branquinho, todo despidinho” que não tinha letras.


O tema? O percurso escolar de cada um nesta Escola.
E todos queremos que seja uma história bonita, bonitinha cheia de sucessos e aprendizagens!

Vamos escrever a história?
Com as palavras que trazes já guardadas ou outras?

“Arrisca que as letras já são tuas amigas. Podes crer!”




Sem comentários: