2014/12/20

aLer+ - Parceria com as Bibliotecas Romeu Correia (AE Romeu Correia - Almada)


BOAS PRÁTICAS – PARCERIAS – PARTILHA DE RECURSOS

Tentando potenciar as suas mais-valias, as professoras bibliotecárias (PB) dos agrupamentos Romeu Correia e Terras de Larus têm mantido nos últimos anos uma parceria informal, partilhando experiências, projetos e questões relacionadas com as bibliotecas escolares.
Este ano letivo, ao candidatar-se ao projeto A Ler +, o Agrupamento Terras de Larus incluiu, convidando, o Agrupamento Romeu Correia para ser seu parceiro, no sentido de partilhar os seus recursos e a sua experiência no âmbito do referido projeto.
Como beneficiários privilegiados, temos recebido materiais de sugestões, de implementação de práticas de incentivo à leitura e materiais excecionais que têm sido o suporte de algumas das nossas atividades.
O Livro Andante (em Terras de Larus) que começou por ser Histórias à Solta (na Romeu Correia), não é mais do que um exemplo disso: uma experiência partilhada que se adaptou às características de cada escola e que floresceu igual, mas diferente em cada uma, enriquecida e enriquecendo quem dela partilhou!

Isabel Pinheiro (PB do AERC)





LIVRO ANDANTE – um exemplo de partilha

Era uma vez um agrupamento de escolas chamado Alembrança onde havia cinco escolas de primeiro ciclo, um jardim-de-infância e duas professoras bibliotecárias (PB).Essas PB desejavam que os alunos de todas as escolas se sentissem unidos, por isso criaram um projeto que chamaram «Histórias à Solta». Esse projeto implicava que cada turma, de cada ano de escolaridade, escrevesse uma página de uma história que seria inventada, à medida que ia sendo escrita. No fim apareceram cinco livros – um por cada ano de escolaridade – com as histórias fantásticas que vivem nas cabeças das crianças. 
Era uma vez uma PB dum agrupamento Terra de Larus que, há cerca de cinco anos, ao ouvir falar desta experiência quis também experimentar e chamou ao seu projeto «Livro Andante». Esta exposição pretende mostrar esse percurso: o nosso, o deles, que é, ou deve ser o de todos nós – PARTILHAR PARA APRENDER, PARTILHAR PARA CRESCER!

Isabel Pinheiro, Natália Pinto (PB do AERC)


Exposição na EB 1º C Feijó


1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns à parceria entre os dois Agrupamentos, enriquece os alunos.