2009/10/15

Plano de Contigência da Gripe A

O principal objectivo do Plano de Contingência do CR da EB 2, 3 da Cruz de Pau, em sintonia com os objectivos do Plano de Contingência Nacional, é a detecção de casos suspeitos clinicamente de Gripe A (H1N1) e a activação dos mecanismos de alerta previstos.
As medidas de prevenção acauteladas pela Biblioteca do Agrupamento com vista a minimizar os efeitos da Gripe A – 2009 são as seguintes:
 A Biblioteca disponibilizará informação em formato virtual sobre a Gripe A – 2009 (utilização do projector).
 A Biblioteca divulgará – cartazes e folhetos - e incentivará os comportamentos preventivos a adoptar.
 À entrada da Biblioteca será colocado um doseador com desinfectante para as mãos. Os utilizadores serão orientados para desinfectarem as mãos à entrada e à saída da Biblioteca.
 Os tampos das mesas e o balcão de atendimento serão limpos após cada intervalo, assim como os ratos, teclados e os monitores dos computadores.
 A porta da biblioteca será mantida aberta, durante o horário de funcionamento, e os puxadores serão desinfectados, sempre que necessário.
 O espaço da Biblioteca será constantemente arejado, nomeadamente nos períodos dos intervalos.
 A equipa do CR terá à disposição luvas e máscaras para serem utilizadas em caso de necessidade.
 Será feita quarentena, de sete dias, dos livros sujeitos a empréstimo domiciliário.
 Se os casos diagnosticados de Gripe A forem significativos a Biblioteca será encerrada temporariamente (dado ser um local com variados e numerosos materiais).
 Se se verificar que algum elemento de um grupo adoeceu com sintomatologia suspeita, e terá utilizado material de empréstimo de sala de aula, estes permanecerão de quarentena por sete dias.
 Se algum aluno apresentar sintomas suspeitos será encaminhado para a sala de isolamento.
Assegurar o ensino e aprendizagem.
 Utilização das vias de comunicação (blogue, página da escola, plataforma MOODLE, e-mail, …).
 Disponibilização na plataforma Moodle de documentos de apoio à pesquisa de informação e à elaboração de trabalhos escolares, para acesso dos alunos a partir de casa.
 Os grupos disciplinares darão orientações à equipa do CR sobre materiais /planos alternativos ao desenvolvimento normal das actividades lectivas (e consequente produção de materiais curriculares).
 A equipa do CR organizará material de apoio, para empréstimo nas actividades de substituição em sala de aula (colaboração da professora responsável) e, também, das diferentes escolas do agrupamento ( sempre que este for solicitado).
 Apresentação em estantes/expositores de documentação variada sobre esta temática e com ela relacionada, de modo a motivar e facilitar a sua consulta.
 Elaboração/divulgação de propostas de leituras, filmes e sítios a explorar pelos alunos em casa, com a família e amigos.

Sem comentários: