Aluno monitor

ALUNOS

Sabes que todos os anos letivos a Biblioteca Escolar conta com alguns alunos, os  monitores, que ajudam e apoiam no seu funcionamento, organização e dinamização? 


Estes alunos são voluntários! Podem pertencer ao Clube da Biblioteca ou são alunos integrados em estágios de sensibilização à Biblioteca (trabalho colaborativo com a Educação Especial).

Os voluntários colaboram com, pelo menos, 50' por semana fora do seu horário letivo e os alunos em estágio têm um horário com mais dias/tempos por semana na Biblioteca.

Queres ser aluno(a) monitor(a) voluntário(a)?
Para tal...basta: estares interessado(a), teres autorização do teu encarregado de educação, dar a conhecer ao teu diretor de turma essa intenção e, por fim, comparecer numa pequena entrevista com a professora bibliotecária (estudar o perfil).

As inscrições dos alunos para o Clube da Biblioteca podem ser feitas por alunos do 5.º ao 9.º ano (são limitadas até ao máximo de 6 alunos).

Informa-te na recepção do CR!! Podes inscrever-te até ao fim do 1º período.

Principais regras:
- ser assíduo e pontual;  
- manifestar empenho, iniciativa e responsabilidade;
- envolver-se nas atividades propostas;
- ter uma atitude correta e ser um digno representante da Biblioteca.

Funções dos alunos monitores:
- Apoio à recepção (atribuição de computadores aos colegas gerindo o tempo de ocupação, apoio a alunos na realização de trabalhos - consulta de livros ou no computador, arrumação dos livros, jornais e revistas nas estantes, apoio a atividades, etc);

-  Apoio documental - inventários do material livro e não livro;

- Acompanhamento de atividades realizadas pela Biblioteca ou apoiadas por esta. Exemplos: feiras do livro, comemoração de datas, visitas guiadas à biblioteca,  recepção aos escritores e outras figuras que visitem a biblioteca,  apoio às Escolas do 1º C, formação de futuros monitores, desenvolvimento de projetos, ...

- Clube da Biblioteca - um clube de leitura: tomar contacto com escritores/ilustradores e suas obras; realizar a leitura em voz alta; descobrir diferentes suportes de leitura; desenvolver a escrita criativa e as expressões; participar em atividades envolvendo diferentes públicos e parceiros na escola/agrupamento ou no meio.


1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.