2018/03/01

Encontro com a escritora Sandra Carvalho

Querido diário

Hoje quero falar-te sobre o que assisti e vivi na Biblioteca nos dias 20 e 27 de fevereiro.
Não apenas eu, como professora bibliotecária, mas igualmente as professoras de Português, as suas turmas de 8.º ano, as intérpretes de LGP e os professores acompanhantes.


Recebemos a escritora Sandra Carvalho na nossa Biblioteca!

Era um desafio para todos e por várias razões: uma escritora do género do fantástico, residente perto de nós (Sesimbra), presente pela primeira vez na nossa Escola e disponível para dois encontros com os nossos alunos de forma a que todos pudessem viver esta iniciativa.
Sandra Carvalho correspondeu, e superou, as expetativas dos alunos e professores. Assim, transportou-nos habilmente pela sua epopeia no mundo da escrita, fazendo-nos viajar desde a sua infância à fase adulta (até parecia que sentíamos o cheiro do mar de Sesimbra ...), fez-nos acompanhar a busca de conhecimentos científicos (ora venham lá Celtas, Vikings ou damos um pulo à época dos Descobrimentos ...) que, conjugados com grande dose de imaginação e criatividade, deram como arte final as obras da "Saga das Pedras Mágicas" e as "Crónicas da Terra e do Mar". Por fim, de uma forma simples e muito entusiasta a escritora respondeu às perguntas colocadas pela assistência sobre os seus livros ou sobre a incursão na escrita criativa. E ainda houve um tempinho para assinar uns autógrafos...


Foram realmente dois momentos fantásticos, daqueles que não vamos esquecer, e que nos comprovam o poder e magia da leitura ganhos com o trabalho colaborativo e a articulação entre a Biblioteca e Português.

Por último, há que fazer o reconhecimento justo aos nossos alunos do 8.º ano, turma EREBAS e turma de PLNM, que foram ótimos anfitriões e que em muito contribuiram para nos deixar uma memória tão boa e feliz destes dois momentos. Obrigada também às intérpretes de LGP, Marta Silva e Sónia Carvalho, que com muita energia foram incansáveis na tradução para LGP.
À Sandra Carvalho agradecemos, mais uma vez a sua disponibilidade e simpatia, e desejamos VENTOS e MARÉS a favor nas suas aventuras pela escrita.


Obrigado também à Editorial Presença pelo apoio à iniciativa.

Diário (inexistente) de uma professora bibliotecária














Sem comentários: